Lavar o cabelo todos os dias Sim ou Não ??

janeiro 11, 2016


 
 
 
 
 
 
Se devemos ou não lavar o cabelo todos os dias é uma questão extremamente comum mas que raramente gera consenso. Pelo menos já ouvi tantas versões que realmente acabo por ficar sem resposta.
Por isso, decidi aprofundar o assunto com algumas pesquisas na net e cheguei à conclusão que a maioria dos dermatologistas e cabeleireiros não são a favor de se lavar o cabelo todos os dias. Inclusivamente, o hábito das lavagens diárias nalguns casos pode fazer mais mal do que bem, pois há doenças capilares, como a caspa e a dermatite seborreica (entre outras) que podem ter origem no excesso de lavagens.

Aliás, pode até parecer contraditório, mas quem lava o cabelo todos os dias para evitar ter o cabelo oleoso pode estar a secar demasiado o couro cabeludo, provocando consequentemente maior produção de sebo.

E o que é o sebo?

 
Perguntam vocês: afinal o que é o sebo? Trata-se da substância oleosa responsável pela hidratação natural do cabelo, que é segregado pelas glândulas sebáceas localizadas junto às raízes do cabelo, na camada da pele chamada derme. O sebo é depois conduzido até ao folículo piloso, através do qual sai da pele e vai para o couro cabeludo.
Agora, cada um de nós produz diferentes quantidades de sebo, pelo que isso pode levar a hábitos diferentes. No entanto, os mais entendidos defendem que, apesar da quantidade de lavagens poder ser diferente de pessoa para pessoa, ninguém necessita verdadeiramente de lavar o cabelo todos os dias.
Então não há exceções?
Regra geral o indicado é a lavagem em dias alternados ou em cada dois dias. Mas há estilos de vida que podem conduzir a hábitos de lavagem diária dos cabelos, nomeadamente:
·         Para quem faz ginásio todos os dias
·         No caso de pessoas que aplicam gel ou modeladores
·         No caso das pessoas que usam bonés, capacetes, etc.
Nestes casos, é quase impossível não lavar o cabelo todos os dias para não deixar resíduos de produtos ou muito suor e oleosidade no couro cabeludo, que podem agravar problemas de queda capilar e outros problemas.
Mas posso ou não lavar o cabelo todos os dias?
 
Não há realmente um grande problema em lavar o cabelo todos os dias caso seja necessário e desde que utilizando produtos indicados para o efeito. Mas este hábito deve ser evitado, sobretudo pelas seguintes pessoas:
       ·         Quem tem caspa. A lavagem diária para quem tem caspa e cabelo oleoso estimula as glândulas sebáceas que, consequentemente produzem mais sebo e agravam a escamação. Para quem tem caspa com cabelo seco, lavar o cabelo todos os dias seca o próprio couro cabeludo, aumentando também as escamações.

·         Quem tem cabelo seco. Quem tem cabelo seco, quer seja naturalmente ou pelo efeito de produtos químicos, tintas e alisamentos, deve também evitar lavagens diárias, já que o cabelo demora tempo a produzir lipídeo, uma das gorduras constituintes do sebo, que funciona como uma proteção natural do couro cabeludo e ajuda a hidratação dos cabelos. Assim, deve-se lavar no mínimo dia sim, dia não.

·         Quem tem problemas de queda de cabelo. Ao impedir a produção de lipídeo e provocar um couro cabeludo e cabelo ressecado, as lavagens diárias favorecem também a queda de cabelo. Por isso, convém lavar pelo menos dia sim, dia não. No caso dos cabelos muito secos, pode ser lavado de dois em dois dias.

O número de lavagens aconselhado tem a ver também com o tipo de pele e a textura do cabelo. Assim:
       ·         Se a pele e o cabelo forem normais provavelmente só será necessário lavar o cabelo uma ou duas vezes por semana. Já se o cabelo for muito oleoso provavelmente será necessário uma maior frequência.

·         Como a textura do cabelo afeta a rapidez com que o sebo “desliza” a partir das raízes até ao comprimento dos fios do cabelo, os cabelos grossos ou crespos podem apenas necessitar de ser lavados uma vez por semana, pois retardam a propagação do sebo; já os cabelos finos provavelmente vão precisar duas ou mais lavagens por semana.

Conclusão: Não se deve lavar o cabelo todos os dias. No entanto, não existe nenhum número certo de lavagens. A premissa que devemos ter em conta é a seguinte: quem tem cabelo seco deve lavar menos e hidratar; quem tem cabelos oleosos já terá de lavar mais vezes, para tirar o excesso de sebo acumulado no couro cabeludo.
 

 
 Este post foi em colaboração com a empresa Zaask.
Espero que este post tenha vos esclarecido duvidas, que todas nos temos sobre este assunto.

E pronto chegamos ao fim de mais um post mas se querem se manter atualizadas não se esquecem de por gosto na pagina do facebook (*aqui*) e de me seguirem no snapchat raparigasb .
Espero que tenham gostado, muitos muitos beijinhos !
 

 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei imenso da publicação! Pessoalmente, acho que não se deve lavar o cabelo todos os dia :)
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥ Golden Globes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ainda bem que gostas te ! beijinhos <3

      Eliminar